terça-feira, 14 de setembro de 2010

72,7% dos eleitores já definiram voto para presidente, diz pesquisa

Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira mostra que 72,7% dos eleitores brasileiros não estão dispostos a mudar seu voto para presidente da República até o dia das eleições, em três de outubro.

Do total de 2.000 entrevistados, 11,2% afirmaram que ainda não definiram o voto e outros 12,4% admitem que podem mudar de ideia até o dia da disputa --mas a ampla maioria já definiu seu candidato.

Entre os que admitem mudar de ideia, 3,1% dos eleitores afirmaram que seu voto será definido tendo como base os debates na TV. Aparecem em seguida os noticiários (2,9%), as entrevistas (1,7%) e os programas eleitorais (1,1%).

Os eleitores indecisos também levam em conta a opinião de amigos e familiares (3,2%), lideranças políticas (2,3%), lideranças comunitárias (1%) e lideranças religiosas (0,5%) na definição do seu voto.

A candidata do PV, Marina Silva, aparece na pesquisa como a mais lembrada para a segunda opção de voto (22,4%). O candidato José Serra (PSDB) aparece como segunda opção para 17,8%, enquanto Dilma Rousseff (PT), líder nas pesquisas, aparece em terceiro lugar como segunda opção de votos dos eleitores (16,8%).

Entre os motivos que levariam eleitores indecisos a escolher seu voto, o que aparece em primeiro lugar é a capacidade administrativa do candidato. Em seguida, a capacidade do candidato gerir programas, os argumentos de seu concorrentes, a inidoneidade do candidato e a perda do apoio político.

PROGRAMA

A pesquisa questionou os eleitores sobre a propaganda eleitoral dos presidenciáveis no rádio e TV.

O programa de Dilma aparece em primeiro lugar na aprovação dos eleitores, com o total de 32,5% que o consideram o melhor. Em segundo lugar está o programa de Serra, com aprovação de 15,9% dos eleitores, seguido por Marina, com 4,9%.

No total, 62,3% dos eleitores assistiram pelo menos em parte os programas eleitorais no rádio e TV. Outros 35% não assistiram e 2,7% não responderam.

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 10 e 12 de setembro em 136 municípios de 24 Estados. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número 29.517/2010.

Gabriela Guerreiro
De Brasília

(Folha Online)